Art Nouveau - Movimento das Artes Decorativas

Art Nouveau - Movimento das Artes Decorativas

#Art Nouveau - Movimento das Artes DecorativasMovimento das artes decorativas, o art nouveau surge na Europa por volta de 1890 e influencia as artes plásticas e a arquitetura. Preocupados em tornar mais agradáveis os objetos industrializados, os artistas criam elementos decorativos estilizando formas animais e vegetais. Exemplos disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e em ilustrações de livros. Também as peças artesanais únicas exibem os mesmos padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, joias e móveis excêntricos e requintados.

Os edifícios art nouveau apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Igreja da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

Entre os símbolos do art nouveau na França estão os vasos sinuosos de vidro de Émile Gallé (1864-1904), as joias de pérolas e esmalte de René Lalique (1860-1945), os cartazes de Toulouse-Lautrec e a ornamentação das entradas de algumas estações de metrô de Paris, assinadas por Hector Guimard (1867-1934). Na Bélgica, destaca-se o arquiteto Victor Horta (1861-1947). Sua obra-prima, a Casa Tassel, em Bruxelas, é repleta de trabalhos de ferro fundido. Nos Estados Unidos (EUA), o grande representante é Louis Tiffany (1848-1933), criador de vasos de inspiração mourisca e japonesa, peças marcadas pela ousadia e por seu imenso valor. Por volta de 1910, a necessidade de padronização e simplificação imposta pela indústria faz o movimento perder força em todo o mundo. O art nouveau recebe um nome em cada país. Na Alemanha chama-se jugendstil (estilo de juventude) e na Itália, stile liberty.

Art Nouveau no Brasil – Conhecido também como estilo floral, está presente em edifícios projetados pelo francês Victor Dubugras (1868-1933); nas construções do sueco Karl Ekman (1866-1940), como a Vila Penteado, em São Paulo; e em gradis, portas e móveis produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. No Rio de Janeiro, um grande exemplo é o interior da Confeitaria Colombo. Cerâmicas e cartazes do pintor Eliseu Visconti também têm inspiração art nouveau.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem