Oceania, Aspectos Geográficos e Sociais da Oceania

Oceania, Aspectos Geográficos e Sociais da Oceania

Oceania, Aspectos Geográficos e Sociais da Oceania
A Oceania é formada por uma massa continental (a Austrália), duas ilhas maiores (Nova Zelândia e Nova Guiné) e incontáveis pequenas ilhas e atóis que se espalham pelo oceano Pacífico. Essas ilhas menores estão divididas em três grupos geográficos: a Polinésia, no extremo leste, a Melanésia, na região central, e a Micronésia, situada ao norte.

A extensão dos domínios oceânicos do continente equivale à da Ásia, mas a área de suas terras emersas é inferior à do Brasil. Há diferenças marcantes entre os países que a compõem. A Austrália e a Nova Zelândia são nações desenvolvidas. Os demais países possuem economia frágil e dependem de ajuda externa. Nos últimos anos, alguns procuram afirmar-se como destinos turísticos ou paraísos fiscais (locais que não cobram impostos e garantem anonimato aos investidores, como forma de atrair capitais).Além de destaque econômico, a Austrália consolida-se como força militar e política da região, intervindo em conflitos internos de países como Ilhas Salomão, Nauru e Papua Nova Guiné, e ampliando sua esfera de influência até o Sudeste Asiático, no Timor-Leste e em parte da Indonésia. A Oceania enfrenta graves problemas ambientais. Projeções indicam que dentro de um século a elevação do nível do mar, causada pelo aquecimento global, poderá submergir várias ilhas e atóis da região, como os que formam Kiribati, Tuvalu e Ilhas Marshall. É preocupante, também, a existência em seus mares de toneladas de resíduos tóxicos (óleo, pesticidas e fertilizantes), bem como a contaminação radioativa produzida pelos testes nucleares norte-americanos e franceses realizados na região.


Geografia física – A Austrália corresponde a cerca de 90% da área emersa da Oceania, com enormes desertos secos estendendo-se pelo interior, enquanto na costa do Pacífico ocorrem chuvas abundantes. No norte da Austrália e em Papua Nova Guiné, o clima é quente, com predomínio de florestas tropicais; já o sul do território australiano e a Nova Zelândia apresentam clima temperado. A maioria das ilhas que compõem o restante da Oceania é de origem vulcânica, com clima quente e úmido e florestas tropicais.

População – A Oceania é o menos populoso dos continentes. Cerca de 63% dos habitantes vivem na Austrália, concentrando-se em cidades da costa leste. Os descendentes de europeus (principalmente britânicos) são a grande maioria na Austrália e na Nova Zelândia. Nos dois países, as minorias indígenas (aborígines australianos e maoris neozelandeses) lutam por sua preservação étnica e cultural. As ilhas do Pacífico contam com número maior de povos indígenas.

Economia – A Austrália destaca-se pelo parque industrial avançado e pela extração mineral (carvão, ferro e ouro). A Nova Zelândia lidera a exportação mundial de lã e apresenta bom desempenho na produção de carne, leite e derivados. A economia das ilhas do Pacífico é essencialmente agrícola, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, principalmente de coco.

Países – Total: 14. Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Geografia Total